Bem vindo, visitante você pode fazer o login ou criar uma conta.
media

Você sabia que fazer sexo regularmente traz vários benefícios para a saúde? Isso é o que os especialistas afirmam. Confira alguns dos benefícios proporcionados por essa prática.


1. Proteção cardiovascular

“Durante a relação sexual, como em um exercício físico moderado, há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial”, explica o cardiologista José Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Para preservar as artérias, contudo, é preciso suar a camisa no mínimo 30 minutos diários cinco vezes por semana. “Nem todo mundo consegue fazer sexo com essa duração e frequência”, observa o especialista. O ideal, portanto é alternar com outras atividades físicas.


2. Um remédio contra a dor

Durante a relação, o corpo fabrica uma porção de substâncias, entre hormônios e neurotransmissores. Uma delas é a endorfina, a mesma que dá as caras quando se pratica um exercício físico por alguns minutos. Essa molécula capaz de aliviar as sensações dolorosas é descarregada para valer no ápice da relação, o orgasmo.


3. Menos stress

Ninguém precisa ser cientista para saber que uma boa transa apaga a quase inevitável tensão do dia a dia. Mas saiba que até os pesquisadores estão cada vez mais interessados nesse potencial, que é maior quanto mais intenso for o sexo. Um estudo da Universidade de Paisley, na Escócia, constatou: os voluntários que faziam questão da penetração respondiam melhor a situações estressantes. Só se deve tomar cuidado para não transformar o sexo a dois numa mera descarga de estresse”, lembra a psicóloga Ana Canosa, da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.


4. Melhora autoestima

Qual o órgão do seu corpo que mais se aproveita de uma extenuante sessão a dois? Ele mesmo, o cérebro. Ora, lá se encontra o verdadeiro terminal do prazer. Quem agrada constantemente essa central de instintos e emoções ganha uma baita massagem no ego. “A autoestima melhora porque o indivíduo se sente desejado pelo outro”, resume a psicóloga.


5. Mais prazer, menos gordura

Para manter a forma, homens e mulheres podem se dirigir a uma quadra de futebol, a uma piscina ou, por que não, a uma cama. Ora, o sexo é saboroso esporte de dupla. É óbvio que não dá para pensar em eliminar a barriga de chope ou definir a silhueta apostando apenas nisso. Mas ele não deixa de ser um aliado da queima de pneus.


6. Defesas reforçadas

Fazer sexo uma ou duas vezes por semana tornaria o sistema imune mais preparado para entrar em combate. É o que sugerem pesquisadores americanos que compararam amostras da saliva de pessoas sexualmente ativas com as de voluntários que pouco se aventuravam na cama. Concluíram que quem transava com certa frequência abrigava mais anticorpos. O resultado, no entanto, ainda carece de um consenso entre os médicos. Isso porque, para muitos deles, uma defesa mais a postos não seria necessariamente fruto da atividade sexual em si.


7. Músculos fortalecidos

Não dá pra comparar a prática sexual com atividades intensas na academia. Tudo depende, por exemplo, das posições, mas é possível trabalhar as coxas, o dorso e o abdômen. Nas mulheres, a relação ainda cobra a movimentação dos músculos da vagina. “Há um aumento do fluxo sanguíneo para a região”, conta a fisioterapeuta especialista em urologia Sophia Souto, da Universidade Estadual de Campinas. “Durante o orgasmo, por exemplo, há uma contração dos músculos pélvicos”, diz. Quando unida a exercícios específicos para aumentar o controle da própria vagina, a relação ajudaria a tonificar sua musculatura, diminuindo o risco de problemas como a incontinência urinária.


8Sono profundo

Graças ao orgasmo, o corpo recebe uma enxurrada de substâncias que não demoram a agir, fazendo com que o indivíduo sinta uma mistura de bem-estar e exaustão.

Que tal juntar saúde e prazer em um único momento? Lembre-se, é muito importante o uso da camisinha para que o sexo seja saudável e seguro!

 

 

Fonte: Kalya Cosméticos em parceria com Abril Saúde.

  • Posted By : Marcos Cruz
  • Segunda, 10 de Julho de 2023
  • Category: WELLNESS
  • Comments: 0
  • Visitas: 1790
Comments: 0

No comments

Leave a Reply

Your email address cannot be published. Required fields are marked*